segunda-feira, 29 de julho de 2013

SouJava no Qcon 2013


QCon São Paulo: 50+ Palestras e Ecossistema Java em Destaque

O QCon São Paulo 2013, a quarta edição do grande e tradicional evento voltado a desenvolvedores, arquitetos e líderes técnicos, acontece de 29 a 31 de agosto, e a tecnologia Java é um dos pilares. Serão mais de 50 palestras incluindo cinco keynotes internacionais. Membros do SouJava têm descontos especiais (confira no final)!
O evento começa com um Dia de Tutoriais em 29 de agosto. Já a conferência (30 a 31 de agosto) inclui palestras distribuídas em oito tracks, cobrindo assuntos como HTML5, UX, Java e a JVM, BigData, Cloud Computing, Arquiteturas, Desempenho e Escalabilidade, Scrum, TDD, Mobile e NoSQL. Uma track inteiramente dedicada a Java e à JVM traz seis palestras; veja um resumo de cada uma:
  • Menos é mais: 5 lições de otimização e arquitetura, por Flavia Rainone (Red Hat) - Lições tiradas dos servidores JBoss AS7 e WildFly, especialmente como esses servidores obtêm alto desempenho, trabalhando aspectos de footprint de memória, programação concorrente, cache e lazy loading, arquitetura e padronização. Lições aprendidas em anos trabalhando em projetos JBoss são apresentadas com exemplos e formas de aplicação no dia a dia.
  • Indo muito longe com Java: por trás dos frameworks e além do reflection, por Guilherme Silveira (Caelum) - Nessa palestra são mostrados como conceitos importantes da linguagem e da JVM influenciam e permitem a criação das bibliotecas mais utilizadas do mercado. Com muito código ao vivo, são implementadas pequenas versões de mapeadores objeto-relacionais como o Hibernate, sistemas de mocks como o Mockito e containers como containers EJB. Conhecer como esses recursos são usados na prática pode ser vital para encontrar erros e gargalos na sua aplicação.
  • Apontador.com: A experiência da migração para uma plataforma REST, por Wanderlei Souza (Apontador) - Conheça a experiência do time do Apontador no desenvolvimento de uma nova API REST usando Java e Spring. São mostrados desafios encontrados, problemas e soluções, e resultados da experiência de um ano de desenvolvimento de uma nova plataforma de busca de locais. Entre os principais tópicos: contexto e melhores práticas do REST; autenticação e permissionamento com OAUTH2; negociação de conteúdo com XML e JSON; console de desenvolvimento/testes; monitoração do estado da API e testes de integração.
  • Aplicações financeiras flexíveis através de DSLs na Plataforma Java, por Eder Ignatowicz (Dextra) - Detalhes sobre um case de uma grande aplicação financeira, onde um conjunto rico de tecnologias Java foi utilizado no desenvolvimento. As Decision Tables do framework Drools e uma nova DSL trouxeram flexibilidade e robustez ao sistema, facilitando muito sua manutenção e evolução. Foi ainda criado um painel gerencial da instituição com base em outra DSL desenvolvida através da API Java do GDocs. E o WebSockets combinado ao Drools permitiram monitorar riscos em tempo real.
  • Migrations for Java: Evoluindo seu banco de dados de maneira incremental, por Rafael Ponte (TriadWorks) - Assim como as Migrations no mundo Ruby On Rails, o ecossisema Java também possui alternativas para evoluir bancos de dados de maneira iterativa e incremental e já em produção. Serão apresentados benefícios que uma ferramenta de migrations traz em ambiente de desenvolvimento e produção, além de opções de migrations para o mundo Java. Ainda é mostrada a experiência ao adotar uma dessas ferramentas em projetos com BDs criados do zero e nos que precisam manter o legado.
A tecnologia Java também aparece forte nas tracks de Data Science, Cloud Computing e Fronteiras do Desenvolvimento. Alguns destaques:

Inscrições e desconto para o SouJava

Não deixe de aproveitar preços especiais inscrevendo-se antecipadamente, e de se juntar às mais de 600 presenças confirmadas no evento. Use o cupom de desconto ALUM13 ao realizar a inscrição, para obter 15% de desconto em cima do preço atual.
Veja mais detalhes sobre o QCon São Paulo 2013 no site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário