Dúvidas Frequentes


1- O que é o openjdk ?


O openjdk é um projeto que foi iniciado pela Sun Microsystems, atualmente mantido pela por várias empresas e a comunidade, para a criação de um Java Development Kit baseado totalmente em software livre e de código aberto. O projeto foi iniciado em 2006 e tem como base o HotSpot ( a jvm da Sun).

2 – Existe outros JDKs além da Oracle ?


Sim existe e o openjdk é um exemplo desse,
Existe também o IBM J9, IcedTea, Hotspot (Da antiga Sun), jRockit (da Oracle), Apache Harmony ,Hewlett Packard JVM entre outras.


3 – Com tantas JDKs qual delas é a referência ?


A partir da nova versão do java, o java 7, a implementação de referência é o openjdk.

4 – Qual a vantagem de se usar o openjdk ?



  • A primeira vantagem é que ele é open source ou seja você pode estar estudando o seu código fonte.
  • Ela agora é a implementação de referência ou seja se você quer fazer um aplicativo e quer que rode em qualquer JVM, usando o openjdk isso pode ser garantido.
  • A comunidade java é certamente uma das comunidades mais fortes do mundo. A jvm do projeto, por exemplo, está passando por constantes refatorações para melhoria de performance, atualização de bibliotecas e atualização do código sem falar que para adicionar qualquer recurso é necessário que se tenha testes.
  • A Oracle doou o código fonte do jRockit e no java 8, previsto para o final de 2013, o código seja integrado com o Hotspot. Ou seja no openjdk haverá os melhores de dois mundo em um só lugar.
  • Várias empresas fazem parte desse projeto, ou seja é uma JVM com o Know-how de várias empresas em todo o mundo. Empresas como IBM, Apple, SAP, Mac, Azul, Intel, RedHat etc. fazem parte do projeto.
  • Se a Oracle deixar o java ( Algo que eu acho muito difícil por diversos motivosl) e deixar de fazer a JVM. O openjdk não será em nenhum momento abalado já que existem outras empresas apoiando além da comunidade.


5 – Qual a diferença entre a JVM da Oracle e do OpenJdk ?


    A diferença entre essas duas JVMs está na adição de códigos fechados além de pequenas mudanças na implementação para implementações fechadas para a JVM da Oracle, a dessemelhança é de cerca de 4% de código. O que acontece é que nem todos os códigos foram abertos com êxito já que alguns pertence a terceiros e são apenas licenciados na época pela Sun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário